O que é a Hipermetropia
Notícias

O que é a Hipermetropia?

A Hipermetropia é um tipo de ametropia caracterizada por um globo ocular com um comprimento axial menor que a distância focal do olho, por outras palavras, o olho é “demasiado curto”.

Trata-se de um erro refrativo que faz com que os raios luminosos, que vão na direção dos olhos, se encontrem num foco atrás da retina e não sobre ela, como deveria ser para um olho emetrope (sem erros refrativos, normal).

Tendencialmente o hipermétrope vê pior ao perto do que ao longe, ainda que a visão de longe também seja afetada. O que acontece muitas vezes é que o hipermétrope consegue “forçar os olhos”, usando o poder de acomodação (focagem) do cristalino, em função das distâncias, levando os raios luminosos para o plano focal da retina, permitindo-lhe ver ao perto e ao longe. Porém, esse esforço excecional resulta em sintomas comuns da hipermetropia.

 

Quais são as principais sintomas?

A fadiga ocular e as cefaleias são mais frequentes ao final de um dia de esforço visual. Muitas pessoas queixam-se ainda de sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão, lacrimejo e dificuldade em focar imagens, principalmente ao perto, ao final do dia de trabalho ou de estudo.

Casos em que a hipermetropia é muito elevada, tal é percetível em crianças desde muito cedo, e pode estar acompanhada de estrabismo (condição em que os olhos não estão corretamente alinhados entre si).

 

Soluções?

A hipermetropia compensa-se com uma lente convergente (convexa), que recoloca a imagem sobre a retina. Estas lentes são mais espessas no centro que nos bordos e a diferença de espessura é tanto maior quanto mais forte for a hipermetropia. Essa compensação pode ser feita mediante o uso de óculos e/ou de lentes de contacto.

A cirurgia refrativa também pode ser realizada, pois o objetivo é mudar o formato da córnea, tornando-a mais esférica e redonda e deixando o olho emetrope.

 

Se tiver alguns dos sintomas descritos, neste artigo, agende uma consulta de optometria, para a realização de uma avaliação.

 

Agende agora a sua consulta:

https://opticamedicarogerio.pt/marcar-consulta/

 

Ana Rita Pascoal

Optometrista

Óptica Médica Rogério