A luz afeta a nossa visão?
Notícias

A luz azul afeta a nossa visão?

O que é a luz azul?

A luz do sol é composta por raios que são visíveis aos nossos olhos e por raios invisíveis, os infravermelhos e os ultravioletas.

A luz azul, por ser composta por raios luminosos de comprimentos de onda curtos e muito energéticos, ao entrar em contacto com o ar e as moléculas de água da atmosfera, dispersa, é por isso que em dias de céu limpo, o vemos de cor azul.

Onde estamos expostos à luz azul?

A maior fonte de luz azul é o sol, no entanto existem outras fontes como por exemplo: as luzes fluorescentes, as luzes LED, os ecrãs LED nas televisões, nos monitores dos computadores dos tablets e dos telemóveis.
A exposição a luz azul dos monitores é muito pequena quando comparada com a luz solar, ainda assim existe alguma preocupação relativamente a exposição frequente e prolongada a ecrãs e sobre os danos oculares a longo prazo.

Influência da luz azul nos olhos:

As estruturas anteriores do olho humano num adulto (a córnea e o cristalino) têm alguma eficácia no bloqueio da luz UV, impedindo-a de chegar a retina, pelo menos na sua maioria. Por outro lado, teoricamente, toda a luz visível passa através da córnea e do cristalino, chegando a retina, inclusivamente a luz mais “energética” – luz azul.

Há alguns estudos (por exemplo, Zhao ZC, Zhou Y, Tan G, Li J. Research progress about the effect and prevention of blue light on eyes. Int J Ophthalmol. 2018;11(12):1999-2003. Published 2018 Dec 18. doi:10.18240/ijo.2018.12.20) que sugerem que a exposição a longo prazo à luz azul violeta, pode contribuir para lesões fotoquímicas na retina, ao nível celular, não havendo ainda evidências suficientes que comprovem diretamente esta ligação, existem vários estudos a decorrer nesse sentido.

• O que podemos fazer para proteger os nossos olhos da luz azul?

Vivemos numa era digital e o uso intensivo de ecrãs está a tornar-se cada vez mais habitual no nosso dia a dia, seja por questões de trabalho, seja por lazer.

Existem algumas formas de diminuir a exposição à luz azul, como por exemplo:

• Diminuir o tempo passado em frente a ecrãs ou fazer pausas com regularidade para que os olhos possam repousar
• Alguns ecrãs de telemóveis, tablets e computadores possuem filtros que bloqueiam a luz azul e aumentam o contraste
• Lentes com antirreflexo que bloqueie a luz azul tanto do sol como de aparelhos digitais.
• Lentes com filtros de proteção da luz azul

Atualmente já é possível usar lentes oftálmicas com proteção que reflete parte da luz azul violeta emitida tanto pelo sol como pelos aparelhos digitais, evitando que ela entre nos nossos olhos, atingindo a retina, ainda que os comprimentos de onda bloqueados possam variar ligeiramente entre fabricantes.

Ana Rita Pascoal
Optometrista
Óptica Médica Rogério