Importância da Optometria
Notícias

O que é uma Consulta de Optometria?

O que é a Optometria?

OPTOMETRIA deriva morfologicamente do grego “OPTOMETRON”, “opto” que deriva de “opsis” e significa visão e “metron” que significa medição.

A optometria é a ciência na área da saúde especialista no estudo da visão e na medição/correção da mesma através de meios óticos (lentes oftálmicas ou lentes de contacto).
Baseia-se fundamentalmente na compreensão da física envolvida na entrada de luz no olho para corrigir erros refrativos (ex: miopia /hipermetropia/ astigmatismo/ presbiopia).

Optometria em Portugal:

Em Portugal 70% das prescrições de óculos e de lentes de contacto são feitas por Optometristas considerados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como especialista nos cuidados primários para a saúde da visão.

Os Optometristas constituem a maior classe profissional de prestadores de cuidados primários para a saúde ocular. São por isso, normalmente o primeiro ponto de contacto da população com problemas de visão e estão qualificados para avaliar, diagnosticar, prescrever e reabilitar a sua visão.

O que acontece numa consulta de Optometria?

Numa consulta de optometria inicialmente será questionado pelo motivo da sua visita, se usa óculos ou lentes de contacto e quais os sintomas que o incomodam relacionados com a sua visão.
Segue-se uma avaliação completa da sua capacidade visual, cálculo da graduação, observação da coordenação, alinhamento dos olhos e análise da saúde ocular.

Que soluções podem fornecer?

Se existir alguma alteração na sua visão ou necessitar de uma compensação para a potenciar, o optometrista vai juntamente com as suas queixas e necessidades do dia-a-dia, encontrar uma solução adequada ao seu problema.

Caso haja sinais de outro tipo de manifestações oculares que possam indicar a existência de alguma patologia, uma doença ocular, o seu optometrista encaminhará para a respetiva especialidade.
Uma visita ao seu optometrista torna-se mais importante, se já não tem conforto visual, se tem perdas de visão em alguma distância e se há casos de problemas de visão na família.

Cuide dos seus olhos e certifique-se que vê bem!
Consulte o seu optometrista licenciado na Óptica Médica Rogério mais perto de si!

Joana Costa e Silva
Optometrista
Óptica Médica Rogério