Notícias

As minhas primeiras Lentes Progressivas: Parte I

 

O que são Lentes Progressivas?

Correspondem a lentes oftálmicas, com diferentes graduações, para diversas distâncias. Não são lentes apenas com a correção oftálmica para longe e para perto, mas sim com uma progressão entre a graduação correspondente à visão de longe (6 metros) e a graduação correspondente à visão de perto (40 cm), passando pelas distâncias intermédias, de forma suave, através do corredor de progressão ou zona de transição.
Podemos dizer que tem vários óculos no mesmo, numa lente plana e transparente, sem precisar de ter 2 ou 3 pares, de andar sempre a trocá-los e sem estar limitado por uma “janela” nas lentes (bifocais).

 

Lentes Progressivas

 

Para quem se destinam?

Destinam-se a todos os pacientes, em média, numa faixa etária entre os 38 e os 50 anos, que comecem a ter dificuldade, em tarefas de visão de perto.
Podem ser pessoas que nunca usaram óculos, como pessoas que já usam óculos o dia todo. Regra geral o principal sintoma é dificuldade de visão ao perto e os principais sinais são a procura de um ambiente com mais luz, retirar os óculos que já usa ou o afastamento do braço, para obter uma melhor visão.

 

Porque que é que surge a dificuldade ao perto?

A dificuldade em atividades de perto, nestas faixas etárias, acontece a todas as pessoas, pelo envelhecimento natural do olho, ou seja, os músculos dos olhos vão perdendo elasticidade, ficando mais endurecidos, diminuindo a capacidade de focagem dos objetos, em visão de perto.
Esta situação corresponde a um erro refrativo, denominado por Presbiopia, podendo ser corrigido, com lentes progressivas. No entanto, a profissão é um fator externo que também, influencia esta situação, pois quanto mais exigente e minuciosa for, mais cedo surgiram os sinais, pelo maior esforço exercido.

 

Quais as diferenças entre Lentes Progressivas?

Muitas vezes o paciente questiona o porquê de existirem diversas lentes e preços, de facto não existe apenas uma lente progressiva standard, existem vários modelos, cada um aconselhado pelo profissional de saúde de acordo com o estilo de vida do utilizador, as suas exigências e orçamento.
A principal diferença nos progressivos é o corredor de progressão mas todas as lentes devem proporcionar uma visão natural e confortável.

 

Veja de forma progressiva! 😊

Soraia de Sousa
Optometrista
Óptica Médica Rogério