Olhos secos e cansados?
Notícias

Olhos secos e cansados?

O que é olho seco?

A nossa lágrima tem como função proteger a superfície do nosso olho e ajudar a regeneração do mesmo, protegendo dos efeitos nocivos do ambiente. É por isso importante manter uma boa lubrificação ocular. No entanto quando não existe lágrima em qualidade e quantidade suficiente, podemos dizer estar perante olho seco.

É possível estarmos perante olho seco apenas por causa da evaporação excessiva da lagrima devido ao meio ambiente e sem que exista qualquer problema ou doença associada.

Causas do olho seco e sintomas mais comuns
As causas mais frequentes de olho seco são: a idade, menopausa / alterações hormonais, uso de forma continua ou excessiva de dispositivos digitais, ar condicionado, uso de lentes de contacto e até mesmo o uso de alguns medicamentos.

É frequente surgir olho vermelho, sensação de ardor, e a comichão que alguns pacientes referem como “sensação de grão de areia”.
Pode surgir também produção excessiva de lágrimas (lacrimejo), desconforto excessivo do olho em ambientes com fumo, vento, etc. Pode também ocorrer sensação de visão desfocada principalmente ao final do dia.

O que fazer?
Se apresentar sintomas ou suspeita da possibilidade de ter olho seco, não aguarde pelo agravamento dos mesmos, cuide da sua saúde visual, e procure acompanhamento especializado.

O tratamento para olho seco passa essencialmente pela utilização de lágrimas artificiais aplicadas nos olhos, consoante a necessidade.
O diagnóstico é feito através de um conjunto de exames simples, rápidos, indolores e não invasivos, que permitem adequar o tratamento a cada paciente.

Deve também evitar o contacto com os fatores de risco, tais como:

Uso prologando e excessivo de dispositivos digitais, pois em situações esforço visual temos tendência a pestanejar com menos frequência (devemos por esse motivo diminuir o tempo de exposição fazendo pausas).

Evita o ar condicionado, equipamentos de aquecimento, etc.

Mude de hábitos, cuide si.

Marta Marinho
Optometrista
Óptica Médica Rogério